O ENGENHO
Entre as águas límpidas do Riacho Inhumas e um belo buritizal está encravado, em Passagem Franca/MA, o engenho Reserva do Zito, onde são produzidas as cachaças Reserva do Zito.
Armazenadas em barris de ipê amarelo, carvalho europeu ou toneis de inox, as cachaças Reserva do Zito são artesanais, obtidas a partir do caldo da cana cortada manualmente e fermentado por leveduras nativas. Após a fermentação, o processo de destilação é feito em alambique de cobre.
Atenta e comprometida com a pauta sensível de preservação do meio-ambiente, a Reserva do Zito aproveita os resíduos sólidos e líquidos provenientes da produção de cachaça de maneira sustentável. O vinhoto é utilizado para irrigação do canavial e, por sua vez, o bagaço da cana serve de combustível para a caldeira a vapor.
Aliando a tradição da arte alambiqueira - que passa de geração para geração - à modernização dos equipamentos e da estrutura física de suas instalações, a Reserva do Zito está em constante busca do aprimoramento do seu processo de fabricação e se orgulha em apresentar cachaças generosas e espirituosas, marcadas pela originalidade de aromas e sabores incomparáveis.
GALERIA
Foto do engenho antigo.
Produção de cachaça no engenho antigo.
Fornalha no engenho velho.
Estrutura do engenho novo.
Alambique novo.
Alambique novo.
Barris de armazenamento.
Produção de cachaça
Engenho novo.
Produção de cachaça.